segunda-feira, 7 de março de 2011

Bolacha do Mar

Esses dias fui passar o dia na praia, momento pouco comun, pois visitei poucas praias na minha vida, e lá encontrei uma bolacha do mar morta já, linda, mas que logo se despedaçou e logo mais uma amiga conseguiu pescar com os pés entre uma onda e outra uma bolacha viva. Fiquei encantada com o que eu vi, e cada vez que visito uma praia, me bate uma vontade louca e desesperada de ser bióloga marinha.. (risos)
Quem sabe um dia.!
Voces podem ver esse vídeo curtinho que fiz dela :


A boca dela é aquele buraquinho que tem bem ao centro dela. Fantástico, não? =)
Bom, resolvi pesquisar um pouco mais a respeito das bolachas do mar e estou postando só pra poder juntar informações às duas belas imagens que fiz desta linda bolacha.


Fotos tiradas por Poliana de Oliveira Ventura



Nome científico: Mellita quinquiesperforata (Leske, 1778)

 

São animais do filo dos equinodermos, ao qual pertencem, também, as estrelas-do-mar. Tem forma arredondada e são achatadas dorso-ventralmente, daí o seu nome comum. Seu corpo é coberto por espinhos móveis e articulados. Vivem enterradas superficialmente em praias de areia ou de fundo areno-lodoso, a baixa profundidade, e alimentam-se de partículas orgânicas que retiram deste ambiente. A espécie é encontrada nos EUA (Mississipi), e por toda a costa da América Central e do Sul, até o Rio Grande do Sul.


Espero que tenham gostado.
Beijossss a todos.


7 comentários:

  1. Parabéns pelo interesse em pesquisar aquilo que está diariamente disponível a nós pela natureza. Adorei ter pescado este presente pra vc! Bye!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada minha linda!! beijoss ♥

    ResponderExcluir
  3. A natureza é maravilhosa
    Incrivel....adorei, voltarei sempre
    http://manunatureza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eles falaram pra mim q essa bolaxa cresce racha e sai uma estrela do mar aí é verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não, bolacha do mar é um animal e estrela é outro, mas realmente tem uma pequena estrelinha dentro dela mas quando retirada dá bolacha ela não vai ter vida

      Excluir
  5. Nunca ouvi falar sobre isso, mas também não tenho conhecimento sobre estrelas do mar. Contudo eu duvido que a bolacha se transforme em um estrela e nunca vi bolachas maiores que a palma da mão. Quando ela está morta, se você abrir ela, você consegue ver uma estrutura no formato de uma estrela, mas não acredito que a bolacha se rompa para virar estrela.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo cometário.