quarta-feira, 15 de maio de 2013

V Simpósio de Restauração Ecológica - Políticas Públicas para a Conservação da Biodivesidade

Olá galera, faz tempo que não apareço por aqui, muitas mudanças aconteceram e vão acontecendo constantemente na vida e acabamos deixando algumas coisas que gostamos parar trás.



Mas hoje vim aqui para fazer um convite especial que é o V Simpósio de Restauração Ecológica - Políticas Públicas para a Conservação da Biodivesidade que acontecerá no Instituto de Botânica de São Paulo de 04 a 08 de novembro. 
Para darem uma conferida, no cronograma, mini cursos e palestras assim como inscrição, basta acessar o Site: http://www.infobibos.com/rad/inscricoes_e_valor.html

domingo, 1 de maio de 2011

Jardim Botânico de São Paulo

Para quem ainda não conhece o Jardim Botânico de São Paulo, venha conhecer.
Aproveitem os vários eventos que estão acontecendo:



- 109 Exposição Nacional de Orquídeas de 29/04 a 01/05.
- Oficinas Educativas em abril, maio e junho de 2011 das 10h às 13h.
- Exposição Fotográfica: "Atrantica, dos índios a nós" 17 de abril a 22 de maio.


Vocês podem também conferir o site:
Instituto de Botânica que possui também um herbário virtual muito bom, para quem precisar fazer pesquisas. Confiram o site do Herbário Virtual.
Seguem algumas fotos que eu fiz num passeio pelo Jardim, um grande abraço a todos.






















































































É isso ai pessoal.. espero que tenham gostado... beijosss..

segunda-feira, 7 de março de 2011

Bolacha do Mar

Esses dias fui passar o dia na praia, momento pouco comun, pois visitei poucas praias na minha vida, e lá encontrei uma bolacha do mar morta já, linda, mas que logo se despedaçou e logo mais uma amiga conseguiu pescar com os pés entre uma onda e outra uma bolacha viva. Fiquei encantada com o que eu vi, e cada vez que visito uma praia, me bate uma vontade louca e desesperada de ser bióloga marinha.. (risos)
Quem sabe um dia.!
Voces podem ver esse vídeo curtinho que fiz dela :


A boca dela é aquele buraquinho que tem bem ao centro dela. Fantástico, não? =)
Bom, resolvi pesquisar um pouco mais a respeito das bolachas do mar e estou postando só pra poder juntar informações às duas belas imagens que fiz desta linda bolacha.


Fotos tiradas por Poliana de Oliveira Ventura



Nome científico: Mellita quinquiesperforata (Leske, 1778)

 

São animais do filo dos equinodermos, ao qual pertencem, também, as estrelas-do-mar. Tem forma arredondada e são achatadas dorso-ventralmente, daí o seu nome comum. Seu corpo é coberto por espinhos móveis e articulados. Vivem enterradas superficialmente em praias de areia ou de fundo areno-lodoso, a baixa profundidade, e alimentam-se de partículas orgânicas que retiram deste ambiente. A espécie é encontrada nos EUA (Mississipi), e por toda a costa da América Central e do Sul, até o Rio Grande do Sul.


Espero que tenham gostado.
Beijossss a todos.


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

RESERVA BIOLÓGICA DO ALTO DA SERRA DE PARANAPIACABA

Foi muito bom passar a semana coletando fungos na Reserva.
Eu que tive pouca experiência de coletas, ADOREI.
Sempre ouvia os professores descrevendo como era ficar na mata e ria litros, porque achava engraçado eles contando curiosidades capiciosas.. hahahaha
Agora eu ja posso descrever algumas também, como por exemplo:
Sr Vitor diz: Poliana, isso é uma ORTIGA tá! Dai a pessoa esperta aqui, vai lá e encontra um monte e quase escorrega em cima... Tirando.. Sr Vitor: Cuidado, escorrega! Poliana: (sonomatopéia - TIBUM)... (pode rir, Sr Vitor também riu, mas o Jadson que estava atrás, acho que riu muito mais)...
É, pimenta nos outros é refresco... rsss

Mas foi muito emocionante a semana que passei, me lembrei de uma amiga de graduação que iria gostar muito de estar lá. (Beijos Si)...
Muitos tombos, muitos hematomas, muitas escaladas, dores.. nossa, quantas DORES... Consegui até emagrecer. Meu "chefe" Jadson me fazia levantar as 5h pra ir coletar e só saíamos da trilha lá pelas 13h... caminhada.. fungos... caminhas... fungos.. e fotos, fotos, descrições, inumeras descrições, numero de trilhas... Pra chegar na casa do Naturalista onde a gente passava a noite, tinha que subir 3 ladeiras de tirar o folêgo até do ligeirinho (que é uma carinha que corre em léguas, lá da minha cidade do interior - Mirandópolis)..
Ah me esqueci de falar que nesta semana, somente UM DIA FEZ SOL... haha
Então já imagina né, lodo + chuva = TOMBO, +/- 6h de caminhada nas trilhas (fechadas), com maletas com fungos, capa de chuva e dale pernaaassss.. rssss

Foi bom, e eu queria compartilhar algumas fotinhas com quem aparece por aqui as vezes. rss
E aproveitar pra indicar que do outro lado desta Reserva, fica o Parque Nacional de Paranapiacaba e tem até pousadas pro pessoal que quiser fazer algumas trilhas, não fui lá, mas se for que nem na reserva, então é (massa).. rsss
Beijoooossss pessoal.





Entolomataceae


Bicho grilo.. rsss


Bicho Homem



Essas fotos foram dos trajetos, das trilhas e do local, agora algumas fotinhas de Agaricales.



























FIM

Fotos por Poliana Ventura e Jadson Oliveira